Quarentena, isolamento social e saúde

Eu nunca fui muito fã de trabalhar de casa mas é a situação atual! Quer você goste ou não, há grandes chances de que sua rotina tenha mudado drasticamente nesses últimos meses e que essa nova situação e a incerteza do futuro possa interferir diretamente no seu dia a dia.

Coisas como ansiedade e burnouts estão cada vez mais em tona e, é primordial que falemos sobre isso e que, acima de tudo, consigamos nos cuidar e passar por esse momento tão difícil e louco! Não sou médico, nem coach, muito menos psicólogo, mas aqui vou listar algumas coisas que tem funcionado pra mim!

Ocupe sua cabeça

Isso deveria ser algo que deveríamos fazer independente da quarentena. Ler um livro novo, revisitar um projeto antigo, começar um novo hobby ou até fazer algo na sua casa, tipo arrumar aquele armário da bagunça. É um tema batido, eu sei, mas ajuda muito! Vou listar algumas coisas, bem aleatórias por sinal, que tenho feito e me ajudado bastante:

  • Pesquisado sobre mobília para casa (como mudei recentemente, não tenho praticamente nada).
  • Assistido filmes clássicos do cinema que a Cristina Mansur tem recomendado.
  • Participado de um projeto novo que em breve deve vir a público.
  • Estudado Inglês.
  • Falado com amigos que não falava há muito tempo!

Não abandone sua saúde

Se você praticava atividades físicas como eu, provavelmente teve sua rotina de treinos alterada. Se você não pratica, não tem problema, esse é um ótimo momento pra pensar sobre isso e, quem sabe achar algo que te anime a começar assim que as coisas acalmarem.

Ansiedade é um tópico cada vez mais presente. Não ter certeza do que virá pela frente agrava isso ainda mais. E, é muito fácil descarregarmos essa carga de ansiedade em coisas como comida por exemplo. Mas, é claro, não fazemos isso em um prato de salada, e sim em algo um pouco diferente (eu sinceramente acho que faria em um balde de açaí). Mas enfim, se isso aconteceu, não tem problema, somos seres humanos e estamos suscetíveis a isso! Acho que vale ligar o alerta se isso começar a ficar recorrente!

Separe profissional do pessoal

Estar trabalhando de casa, pelo menos pra mim tem sido um grande desafio! A minha estação de trabalho está muito próxima, e é muito fácil se perder no tempo e trabalhar algum tempo a mais, principalmente pelo fato do isolamento social.

Acredito que o desafio é achar aquele equilíbrio saudável, inclusive comentei disso em um episódio do DevNaEstrada. Pra mim o que funciona muito bem, principalmente devido aos treinos e rotina estabelecida, é parar de trabalhar em um determinado horário, virar meu foco total pro pessoal e fazer minhas coisas, e, se necessário, revisitar algum e-mail ou algo do tipo mais tarde da noite ou final de semana. É certo? Talvez não! Mas pra mim, funciona muito bem e consigo achar o equilíbrio entre ambas as coisas.

Se cuide!

No fim, somos todos seres humanos, cada um com suas particularidades e passando por uma situação extremamente nova e complicada. Não se cobre demais, não queira dar o passo maior que a perna e sempre que possível, reserve um tempo pra você!

Stay safe! Stay healthy!

Ver mais posts